Arquitetos dão dicas de como aproveitar melhor o espaço e organizar as roupas e acessórios
Na opinião da designer Patrícia Pasquini, ao criar um closet no quarto o ideal é manter a circulação adequada. Portanto, não é em qualquer ambiente que se consegue fazer uma divisão desse tipo.
Segundo a designer, na lateral da cama é preciso manter no mínimo 60 a 70 centímetros de circulação. Na frente do closet é necessário ter, pelo menos, de 80 cm a 90 cm para não impedir a abertura de gavetas.
Patrícia afirma que o ideal é fazer armários com portas de correr, pois otimizam o espaço. “Para ambientes pequenos recomendo o uso de espelhos nas portas de correr, pois ampliam o ambiente e já servem para que as pessoas se olhem ao se vestir.”
O arquiteto Bruno Gap lembra que um armário sem portas possui aproximadamente 60 cm de profundidade. “Imaginando que sejam dois armários, um de frente para o outro, com um espaço de circulação central de pelo menos 80 centímetros, chega-se ao espaço total de 2 metros de largura”, explica.
Segundo Bruno, para ter um closet nesse padrão, o ambiente deve necessariamente ser mais retangular que quadrado. Ele reforça que, para ter um projeto mais adequado e personalizado, o ideal é ter a ajuda de um profissional, que ajudará também na escolha dos acabamentos e orientará como deve ser o espaço para abrigar da maneira mais adequada suas roupas, sapatos e acessórios.
Improviso – Mas se você quer ter um closet, mas não tem um espaço predefinido para ele, pode improvisar. Uma dica é utilizar estantes de nichos e cubos para separar o ambiente.
De um lado, você pode deixar a cama e, do outro, no espaço vago, você pode fazer um closet. Assim, além de separar o quarto, será possível usar os nichos e cubos para guardar bolsas, sapatos e roupas.
O interessante ao usar cubos é que você pode montar esse guarda-roupas closet como quiser e como seu ambiente permitir, encaixando os móveis ali