Notícias

Preço médio de locação teve a maior queda nos últimos dez anos

Autor: - 15/07/2016

Segundo o relatório divulgado pelo índice FipeZAP, os preços de locação registraram queda nominal de 0,77% na passagem de quinto para o sexto. Após este resultado, o índice de Locação acumulou uma variação de -1,78 no semestre e de -5,23% nos últimos 12 meses. ” O primeiro semestre de 2016 teve a maior queda nos preços em pelo menos uma década. O mercado imobiliário sentiu e ainda deve sentir por algum tempo os reflexos da crise econômica pela qual o País está passando”, diz Eduardo Zylberstajn economista da FipeZAP.

A inflação medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) nos últimos 12 meses atingiu (+8,84%) e obteve uma queda real de 12,93%. Todas as cidades monitoradas pelo Índice apresentaram resultados inferiores à inflação nesse período, sendo que Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Porto Alegre, Santos, Distrito Federal e Campinas tiveram quedas nominais no preço médio de locação.

De acordo com a pesquisa, ao se comparar o preço médio de locação com o preço médio de venda dos imóveis, é possível obter uma medida da rentabilidade para o investidor que opta por locar seu imóvel. É uma medida importante para avaliar a atratividade do mercado imobiliário em relação a outras opções de investimento. Em junho de 2016, o retorno médio anualizado do aluguel foi de 4,5%.

Os preços anunciados para locação considerados para o cálculo do índice são para os contratos fechados em junho de 2016. Normalmente reajustados automaticamente pelo IGP-M/FGV (Índice Geral de Preços do Mercado/ Faculdade Getúlio Vargas) ou por outros índices de correção.

Assim, mostra de forma mais dinâmica como a demanda e a oferta por moradia estão se relacionando. Além disso, ao comparar o preço de locação com o preço de venda dos imóveis, é possível ter uma medida da rentabilidade para o investidor que opta por locar seu imóvel. Essa medida é importante para avaliar se o mercado imobiliário está mais ou menos atrativo em relação a outras opções de investimento.


Voltar

San Marino Negócios Imobiliários COPYRIGHT 2019 SISTEMA IMOBILIÁRIO BY KUROLE

  • 45 usuários on-line