Notícias

Como organizar o quarto das crianças?

Autor: - 04/08/2016

Existem formas muito divertidas, criativas e alegres de ajudar seus filhos a crescerem com uma dose bacana e saudável de organização e ordem

Uma casa com crianças precisa ser uma casa “viva” – certa bagunça é fundamental para mostrar que, naquele ambiente, há saúde e bem-estar físico e emocional. Nos cursos que ministro, é comum ouvir questionamentos de mães e pais preocupados em estabelecer a organização na vida de seus filhos. Minha resposta é sempre a mesma: combine com a criança o que ela quer e o que a faria feliz na arrumação do seu quarto. Você vai se surpreender com as respostas! Por isso, confira as dicas da Consultora de Organização, Rosângela Campos.

Nada de escravizar os pequeninhos com excessos de organização nos brinquedos, nos livros ou nos jogos. Eles precisam ter independência e controle em seu “mundo encantado” de brincadeiras e imaginações. O exemplo sempre será a melhor opção. Você já ouviu falar que crianças que veem seus pais lendo têm o hábito de leitura? Pois bem, com a organização não é diferente: dê o exemplo. Nesse caso, contudo, evite impor a sua maneira. O ideal é estimular a própria forma da criança de organizar as coisas. Os resultados serão extraordinários!

Algumas dicas para ajudar seus filhos a serem mais organizados:

>> Eles querem ver e acessar tudo? O quarto acaba se parecendo com um mercado persa, com tudo à mostra porque eles não abrem mão de ver seus brinquedos e preferências o tempo todo? A solução é simples: use e abuse de caixas transparentes, daquelas em que se pode ver o que há no interior. Nada de etiquetas, já que eles não leem a brincadeira é agora!

>> As meninas, principalmente na faixa dos três aos dez anos, trocam muitas vezes de roupa até se decidirem.  Como ajudá-las a guardar depois? Experimente organizar junto com ela o armário por cor e estilo. Por exemplo, vestidos podem ficar expostos do mais claro até o mais escuro, com os de cor rosa no meio. Explique que dessa maneira ela visualiza melhor suas roupas e escolhe de forma mais fácil o que irá vestir. Providencie alguns objetos organizadores e ela será sua maior aliada na organização.

Tênis, meias, copos e outros itens costumam ficar espalhados pelo quarto? Dificilmente, você conseguirá que uma criança guarde tudo no local adequado. Providencie cestos e explique para a criança como deixar o quarto mais organizado. Com as coisas em seus lugares, os pequenos terão mais espaço para as brincadeiras.

As pilhas de roupas que você dobra com todo o carinho estão sempre desarrumadas? Coloque tudo em cabides! É mais fácil para a criança acessar e pegar as peças, que não amassam e podem ser guardadas com maior rapidez. Caso precisem ser dobradas, priorize o uso de gavetas. Coloque as roupas na forma de cascata (sobrepostas) e tudo ficará visível. Crianças têm uma lógica muito diferente da nossa. Sendo assim, transmita aos pequenos que você confia na maneira deles de arrumar as coisas. Além disso, as idéias deles serão sempre bem-vindas e podem ficar muito bacanas. Com essa atitude, eles estarão ao seu lado na hora de deixar tudo na mais perfeita ordem.


Voltar

San Marino Negócios Imobiliários COPYRIGHT 2024 SISTEMA IMOBILIÁRIO BY KUROLE

  • 1 usuário on-line
Nós não utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes que permitem personalizar publicidade e recomendar conteúdos.
Para mais informaçães acesse nossa Política de Privacidade